"Há três métodos para obter sabedoria: primeiro, pelo estudo e reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo."
Qual é sua escolha?

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Exemplos de minerais e curiosidades

Safira: é uma variedade de forma mono cristalina de óxido de alumínio. Pode se encontrar na natureza sob a forma de gemas ou pode ser produzida de uma forma sintética para várias utilizações. Pode apresentar várias cores tais como:incolor, azul, púrpura. As cores devem-se à presença de cobalto, titânio ou ferro.

Fórmula Química: Al2O3




Diamante: é o mais resistente material que é produzido na natureza, é um mineral com dureza de 10 na escala de mohs(isto quer dizer que não pode ser riscado por nenhum outro mineral ou substância com valor inferior a 10). Este é muito frágil.
A maiores jazidas do mundo são de África do Sul, outras também importantes são as da Rússia e da Austrália.

Domingo, 18 de Abril de 2010

Hematite ou Hematita: é um mineral muito comum, pode ser preto, cinza, marrom ou vermelho.
Os depósitos de hematite cinzenta são encontrados lugares onde exista água parada ou fontes(ex.Yellowstone).

Fórmula Química:Fe2O3





Turquesa:é uma pedra geralmente de cor ciano opaca.Em épocas antigas a turquesa foi usada pelos egipcios e foram retiradas por eles na Península do Sinai.Esta encontra-se na China e é retirada das minas para venda a outros países, mas não é usada em joalheria


Fórmula QuímicaCuAl6(PO4)4(OH)8·5H2O




Citrino: também pode ser chamado por quartzo citrino é uma variedade de quartzo de cor amarela, laranja, excepcionalmente vermelha. Este é muito barato
O Brasil e a Escócia são produtores mundiais de citrino.Mas o Basil é o maior produtor.




Berilo: é da mesma família da Esmeralda é uma gema que pode obter várias cores, como traansparente, o amarelo, o verde e o rosa. A sua extracção é feita no Brasil, mas também pode ser encontrado nos EUA, na África, na Austrália e na Índia. O seu nome tem origem no grego beryllos (bela cor azul-esverdeada da água do mar)


Fórmula Química:Be3Al2(SiO3)6


Sábado, 17 de Abril de 2010

Quartzo: é o mais abundante mineral da Terra provavelmente devido à sua grande resistência a factores físicos e químicos.Pode ser de várias cores: transparente, branco, fumê, verde, rosa, marrom, com ou sem estrias.O nome "quartzo" é de origem incerta, sendo a mais provável a palavra alemã "quarz", que por sua vez será de origem eslava.

Ametista: esta pedra é a variedade roxa do quartzo. Até ao século XVIII, a ametista era tão valiosa quanto o diamante, mas com o passar do tempo o seu valor tornou-se inferior ao diamante.
Normalmente a ametista encontra-se na natureza sob forma de geodos que são pedras ocas revestidas internamente por cristais de quartzo ou ametista ou sob forma de drusas que são agrupamentos irregulares de cristais.



Curiosidade: Segundo a lenda, a ametista, foi criada quando o deus grego do vinho, Dionísio, ficou irritado com os homens e jurou lançar tigres contra o primeiro ser humano que cruzasse a sua frente. Uma mulher chamada Ametista, que se dirigia ao templo da deusa grega Diana, surgiu e foi atacada pelos tigres. A deusa Diana teve piedade da mulher e transformou-a num cristal, para que ela não sentisse mais dor. Arrependido, Dionísio derramou vinho sobre o cristal, tornando-o violeta.



Quarta-feira, 14 de Abril de 2010



Alexandrita ou Alexandrite:é uma variedade do mineral crisoberilo, é muito apreciada e de grande valor. Muda sua cor de acordo com a luz: à luz natural é geralmente verde-oliva, mas à luz artificial assume cor vermelha. Quanto mais espessas as pedras, maior a facilidade de se ver a mudança de cor. Seu nome, Alexandrita, deve-se ao Czar Alexandre II. As histórias contam que foi descoberta em 1830 no mesmo dia que o Czar Alexandre II fazia aniversário eo seu nome foi dado a pedra. A Alexandrita, apesar de possuir dureza 8½, é sensível à pressão. Deve-se evitar bater em superfícies duras. O calor excessivo (como o fogo de um maçarico de joalheria) também altera muito a sua cor.


Curiosidades: Por ter sido encontrada pela primeira vez na Rússia, era muito apreciado pelos aristocratas russos. É uma pedra sofisticada e acredita-se que mostra o lado mais refinado e mais elegante da vida.. Usado na mão esquerda, pode ajudar a inibir energias indesejáveis das emoções. Se guardamos numa caixinha, elimina estados emocionais intensos, permitindo
que se reaja à situação de forma mais racional.












Segunda-feira, 12 de Abril de 2010

Água-Marinha: é uma variedade do berilo, com uma composição química de silicato de alumínio e berílio. A sua dureza é de 7,5 - 8 Mohs*. A cor da Água-Marinha varia do verde-azul a azul claro. Encontra-se um pouco por todo o mundo.








* Escala de Mohs quantifica a dureza dos minerais , isto é, a resistência que um determinado mineral oferece ao risco, ou seja, a retirada de partículas da sua superfície.

Esmeralda




Esmeralda :Para além do rubi e do diamante, esta pedra também é muito valiosa. A Colombia foi o principal produtor da mesma. A sua cor verde provém da existência de quantidades minimas de cromio e de vanádio ambos elementos quimicos. A esmeralda é caracterizada pela sua rareza, pois antigamente descobriram-se várias pedras preciosas verdes, mas a esmeralda é a única cristalina.










Ágata

Ágata: é uma pedra multicor com várias camadas de cores distintas,por vezes é tingida artificialmente. O nome deriva de Achates (hoje Dirillo), rio siciliano no qual foi encontrada pela primeira vez.
O termo Ágata é aplicado não a uma espécie mineral distinta, mas a um conjunto de várias formas de sílica.





3 comentários:

  1. De entre muitas propriedades a cor dos minerais é uma delas, os minerais podem ser alocromáticos, isto é, possuem muitas cores, ou podem ser idiocromátidos, isto é, possuem só uma cor.
    O Quartzo é um mineral alocromático

    ResponderEliminar
  2. oi gostei do post eu estou escrevendo um sobre minerais poderia dar uma olhada no meu blog ainda nao tem membros gostaria de uma ajuda pois nao conheço muita gente q gosta de ciencia para convidar poderia me ajudar?
    www.cienciasdiversasnapratica.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. aki ta meu face
    http://www.facebook.com/messias.fernandes.984?ref=tn_tnmn
    ou messias_aero@hotmail.com

    ResponderEliminar